Resistência estrutural do veículo
ATS oferece suporte para segurança de carregamento, de acordo com a diretiva EN 12642. Nos nossos centros é de facto possível certificar a preparação de veículos com massa >3.500 kg de acordo com a diretiva EN 12642 código XL A/B.
A norma EN 12642 estabelece as principais características para unidades de transporte que possuem uma resistência estrutural projetada para suportar os impulsos da carga durante o transporte.
Estas unidades de transporte são caracterizadas por uma etiqueta com o código “L” ou “XL”, dependendo da resistência, e são acompanhadas de um certificado que certifica o cumprimento da norma EN 12642, indicando os esforços em daN que cada uma pode suportar na parede.
Dentro de certos limites, os veículos homologados com o código “XL” permitem evitar elementos de fixação como cintas, pois a sua robustez é tal que garante a retenção da carga mesmo em caso de manobras de emergência (em caso de aceleração, travagem, e direção).
Para serem homologados de acordo com esta norma, os veículos devem ser submetidos a uma série de testes que garantirão a retenção da carga durante o transporte.
Podem ser realizados ensaios estáticos, através da utilização de um dispositivo que exerce pressão contra as paredes, para simular o empuxo da carga, ou podem ser realizados ensaios dinâmicos, através dos quais o veículo carregado deve seguir um caminho caracterizado por uma mudança de direção. direção em chicanes e por frenagem de emergência.
A ATS Europe, como Organismo de Certificação acreditado de acordo com a norma ISO 17021-1:2015 como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015, tornou-se uma empresa líder na área de certificações.